Blog Segredos de Vida Saudável

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

BENEFÍCIOS DO ALOE E VERA

Aloe Vera, ou Babosa, é realmente uma das principais dádivas do Reino Vegetal. Se todos soubessem os importantes benefícios nutricionais e medicinais que esta guarda dentro de suas folhas, provavelmente haveria um pequeno jardim de Aloeem cada residência. E definitivamente as farmácias venderiam menos medicamentos.
Quando estudamos todo o potencial que esta planta tem a oferecer, torna-se simples compreender o porquê da ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária) ter proibido no Brasil a comercialização de produtos que contenham a mesma em sua composição. Afinal, como todo bom órgão governamental, é necessário que esta preste tributo e obediência aos “patrocinadores”, no caso a indústria farmacêutica.
Por uma fração de preço de qualquer medicamento sintético, aAloe oferece uma vasta seleção de princípios ativos medicinais em forma orgânica e já conjugada com os elementos que auxiliam a absorção e utilização dessas substâncias. Seus benefícios amplamente documentados explicam o porquê desta planta ser reverenciada através de pinturas nos templos egípcios, e em diversas culturas ao longo da história.
Embora a maioria apenas tenha conhecimento acerca das aplicações externas da Aloe Vera, seja na forma cosmética (pele e cabelos) ou na forma de reparo de queimaduras, a planta tem, na realidade, muito mais a oferecer. Quando usada internamente (ingerida), seus benefícios são tão, ou mais significativos.
Pesquisando a literatura científica disponível, percebe-se que aAloe destaca-se como uma planta singular, com uma incrível variedade de benefícios para a saúde. Em uma única planta podemos encontrar os seguintes benefícios, ou auxílios que a mesma presta ao organismo com o propósito de:
  • Interromper o crescimento de tumores cancerígenos.
  • Reduzir os índices de colesterol ruim.
  • Dissolução de pedras nos rins e proteção contra cristalização dos oxalatos presentes no café e em alguns chás.
  • Alcalinizar o sangue, o que é especialmente útil num mundo onde se consome tanto açúcar e farinha (substâncias acidificantes).
  • Tratar úlceras, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e outras desordens digestivas.
  • Reduzir a pressão sanguínea elevada tratando da causa, e não apenas dos sintomas.
  • Acelerar a cura de queimaduras físicas e radioativas.
  • Substituir dezenas de produtos de primeiros socorros, tornando obsoleto o uso de bandagens e sprays bactericidas.
  • Ajudar a interromper o câncer do cólon, tratando dos intestinos e lubrificando o trato digestivo como um bálsamo.
  • Corrigir a constipação.
  • Estabilizar os níveis de açúcar no sangue
  • Prevenir e tratar as infecções causadas pela bactéria da Cândida
  • Proteger o fígado contra diversas doenças
  • Funcionar como um isotônico natural, para o equilíbrio de eletrólitos, tornando as bebidas isotônicas artificiais também obsoletas.
  • Aumentar o desempenho cardiovascular e a resistência física.
  • Hidratar a pele e acelerar sua regeneração em caso de cortes ou feridas de qualquer tipo.
  • Fluidificar o sangue que porventura esteja muito denso, grosso, ou grudento, facilitando muito a circulação.
  • Aumentar a oxigenação sanguínea.
  • Diminuir processos inflamatórios e aliviar as dores da artrite.
  • Proteger o corpo contra o stress oxidativo.
  • Benefícios

    O gel da babosa é composto de gliconutrientes de cadeia longa, denominados polissacarídeos, enzimas, terpenos, glicoproteínas e glicosídeos fenólicos. Neste gel estão presentes propriedades antivirais, bactericidas e fungicidas, além de conter centenas de fito químicos que concedem os seus efeitos medicinais. A planta auxilia na prevenção dos tumores cancerígenos, reduz os índices de colesterol ruim, dissolve pedras no rim e protege contra a cristalização dos oxalatos dos cafés e chás, alcaliniza o sangue, trata úlceras, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, reduz a pressão sanguínea, acelera a cura de queimaduras físicas e radioativas, é útil para constipação, estabiliza os níveis de açúcares no sangue, previne e trata infecções causadas pela bactéria da cândida. Além de tudo isso, ainda protege o fígado, funciona como isotônico natural, aumenta o desempenho cardiovascular e a resistência física, hidrata a pele, acelera o processo de cicatrização, aumenta a oxigenação sanguínea e protege o corpo contra o estresse oxidativo.
  • Instruções

    1. O aloe vera é muito conhecido pelas suas propriedades cicatrizantes, sendo indicado para casos de queimaduras, feridas e úlceras na pele. No caso de irritações, queimaduras, picadas de insectos, coceira e outras lesões de gravidade menos, pode cortar uma folha de aloe e passar o próprio gel sobre a área afetada. Este gel irá atenuar a dor e dará uma sensação de frescura, dando alívio imediato ao mesmo tempo que cicatriza. Além disso funciona com um grande anti-inflamatório e evita a proliferação de bactérias, tudo o que é necessário para que uma ferida recupere consideravelmente.
    2. Os cremes com Aloe Vera são particularmente recomendados pelas suas capacidades de hidratação, pode inclusive extrair um pouco diretamente da planta e incorporar na sua loção diária. O aloe combate a secura e proporciona elasticidade à pele. Para conseguir uma pele radiante, faça uma máscara facial desta planta. Vai ver como o seu rosto ficará livre de manchas e com uma pele muito macia idêntica à de um bebê.
      Foto: cupon.es
    3. E se quiser deixar crescer o seu cabelo ou melhorar o seu estado então esta planta é uma grande aliada uma vez que ajuda a fortalecer os folículos capilares. Para além disso, hidrata o nosso cabelo e permite que os nutrientes e vitaminas penetrem com maior facilidade, potenciando assim a beleza e brilho de nosso cabelo. Em umComo explicamos-lhe como usar o aloe vera no cabelo.
      Foto: cabelosecortes.com
    4. Se sofre de constantes alergias ou problemas de asma consulte o seu médico sobre a possibilidade de incorporar algum medicamento com aloe, uma vez que é um grande anti-histamínico e atua como dilatador dos brônquios favorecendo os pacientes com problemas respiratórios.

  • A babosa é uma boa aliada para desinfetar a pele graças aos seus agentes antissépticos e também favorece a eliminação de células mortas fazendo com que a sua pele pareça mais jovem e saudável. Em casa pode fazer um ótimo creme caseiro com esta planta, ideal para combater as incômodas estrias.
  • Funciona também como regeneradora da pele graças às suas múltiplas vitaminas, minerais e hidratantes, tem propriedades analgésicas para acalmar a dor e quando administrada por via oral já se comprovaram os seus efeitos positivos sobre o coração e os níveis de açúcar no sangue.
  • Necessita de mais razões para comprar uma babosa para a sua casa? Aproveite os seus benefícios para o seu corpo e a sua saúde.
  • Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
    Se deseja ler mais artigos parecidos a quais os benefícios do Aloe Vera (babosa), recomendamos que entre na nossa categoria de Remédios à base de plantas.


0 comentários:

Postar um comentário