Para prevenir a formação de cálculos, é muito importante beber 8 copos
de água por dia e limitar o consumo de proteínas, sódio e açúcar.
As pedras nos rins (como são chamadas popularmente) são realmente muito dolorosas e não tem um momento especial para “aparecerem”.
Formadas por sais minerais e ácidos que se acumulam no aparato urinário quando não é possível processar as toxinas de maneira adequada, os cálculos renais podem ser eliminados por meio de vários remédios caseiros ou ervas diuréticas.
Ervas diuréticas
Alguns chás e infusões de ervas podem acelerar os processos que ocorrem no trato urinário, evitando o desenvolvimento de cálculos e para quem já sofre com o problema, eliminando-os pela urina. Os mais usados são:- Salsa: permite a expulsão da pedra, é um dos melhores diuréticos existentes porque incrementa a micção. A proporção é de uma colher de chá de salsa seca em uma xícara de água fervendo. Beba várias vezes ao dia.
- Urtiga: aumenta a quantidade de urina e ajuda a evitar a formação de pedras ou a expulsão das mesmas quando são de pequeno tamanho.
- Dente de leão: é um excelente estimulador da produção de urina, muito bom para evitar a retenção de líquidos o a hidropsia. Também é recomendado para limpar o sangue, em casos de colesterol, diabetes ou hipertensão. Beba 3 xícaras por dia de uma infusão feita com folhas secas da planta.
- Verbena: para aproveitar suas propriedades é aconselhável consumir de 2 a 3 xícaras por dia de uma infusão preparada com uma colher de chá de verbena seca por xícara de água, que deve repousar por 10 minutos e ser adoçada com mel.
Remédios naturais para tratar os cálculos renais
- Quando aparecerem os primeiro sintomas de dor beba um copo de suco de limão recém-espremido misturado com um ovo. Se possível, consuma em jejum.
- Beba uma infusão feita com folhas de abacate e muita quantidade de suco de maçã espremido na hora.
- Consuma fucus algas todos os dias (acompanhando as refeições ou como pastilhas).
- Misture meio litro de leite quente com a mesma quantidade de vinho. Retire a nata e adicione flores de camomila. Leve ao fogo até que se dissolva e beba uma xícara por dia, principalmente quando surjam as cólicas.
- Ferva gengibre fresco em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Embeba um pano e aplique de maneira tópica na área dos rins (a parte baixa das costas) ou aonde a dor esteja localizada.
- Corte três rabanetes em rodelas, coloque-os em uma xícara com água e adicione uma colher de açúcar. Deixe repousar por 10 horas e coe (se obtém um xarope). Beba em jejum duas colheres de sopa até que as pedras sejam expulsas.
- Ferva durante 5 minutos um punhado de sementes de melancia com água. Deixe esfriar e beba uma xícara por dia para que os cálculos sejam eliminados naturalmente dos rins
0 comentários:
Postar um comentário